Cada secretaria simulou suas ações, revisou documentos, identificou dificuldades, com o objetivo de estruturar um plano de contingência interno, alinhado ao Plano Municipal de Contingência já existente.

A Defesa Civil de Rio do Sul participou neste domingo (18) do primeiro Simulado Geral de Desastres, proposto pela Defesa Civil do Estado. O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) se reuniu às 8h para o início dos trabalhos e distribuição das atividades. Todo o simulado é “de mesa”, ou seja, apenas de planejamento de tarefas e sem atividades de campo ou com envolvimento da população.

A ação tem como objetivo preparar os municípios para agir com mais eficiência em situações reais de emergência.

Durante o exercício, que ocorreu das 8h às 17h, cada secretaria municipal simulou suas ações, revisou documentos, identificou dificuldades e aperfeiçoou procedimentos, com o objetivo de estruturar um plano de contingência interno, alinhado ao Plano Municipal de Contingência já existente. O cenário escolhido para o simulado foi uma enchente fictícia no bairro Canoas, com ativação simbólica de abrigo e pontos de apoio.

A Defesa Civil reforça que foi apenas um simulado, e que não foram gerados boletins ou compartilhamento de informações para evitar interpretações equivocadas por parte da população.