Empresas da cidade movimentaram US$ 73,08 milhões entre janeiro e junho deste ano

As exportações de empresas rio-sulenses registraram um aumento de 5,19% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. O valor é referente ao volume financeiro negociado de janeiro a junho, sendo de 73,08 milhões de dólares, o maior desde 2011.

O volume coloca a capital do Alto Vale entre as 12 cidades que mais exportaram em Santa Catarina e a 343 colocada em todo o Brasil neste ano.

A distribuição das exportações revela que a Ásia é o principal destino dos produtos locais, representando 46,8% do total exportado. Em seguida estão a América do Norte, com 26,8%, e a América do Sul, com 15,4%.

Os dados do primeiro semestre de 2025 mostram que os principais produtos exportados por Rio do Sul estão concentrados em quatro grandes categorias. Os produtos de origem animal lideram com destaque, representando 62,53% do total exportado, impulsionados principalmente pela carne suína e miudezas comestíveis. Em seguida aparecem os equipamentos e máquinas industriais, com 16,13%, resultado da comercialização de caldeiras, partes para motores e máquinas.

Os produtos agrícolas, como o tabaco não manufaturado, correspondem a 8,37% das exportações, enquanto os produtos de base florestal, como madeira serrada, somaram 2,36% do total. Fazem parte da lista pelo menos 109 diferentes itens.