Conectar mulheres, desenvolver lideranças e gerar oportunidades. Esse é o ponto de partida do Núcleo da Mulher Empreendedora de Ituporanga (NUMEI) para 2026, ano que marca uma nova coordenação e um planejamento voltado ao fortalecimento das relações entre as nucleadas, ao estímulo da liderança feminina e à geração de negócios.
À frente do núcleo está Cláudia Fernanda Willemann Waltrich, integrante do NUMEI desde a sua criação, que assume a liderança do núcleo em um ano simbólico, marcado por celebrações e pela consolidação do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos.
O núcleo completará 8 anos de atuação no dia 5 de julho, data que será celebrada em conjunto com o aniversário de 30 anos da Associação Empresarial (ACEI). A proposta da nova gestão é proporcionar experiências que aprofundem as conexões dentro do núcleo e tornem os encontros ainda mais estratégicos para as empreendedoras.
Para isso, estão previstos encontros a cada 15 dias, realizados no período vespertino, com alguns encontros noturnos, ampliando as possibilidades de participação. A primeira inserção de novas nucleadas acontece no próximo mês e empreendedoras ou empresárias interessadas em integrar o NUMEI podem entrar em contato até o dia 9 de fevereiro.
Atividades previstas
A gestão 2026 conta com sete integrantes, que atuarão de forma colaborativa na condução das ações do núcleo. Entre os destaques do calendário estão, em fevereiro, uma oficina sobre Imposto de Renda e a nova reforma tributária, em parceria com a Contabilidade Starosky, trazendo informações práticas para o dia a dia das empreendedoras.
Em março, o NUMEI promove um evento de networking em alusão ao Dia da Mulher, além de um Talk Show com nucleadas, valorizando histórias, trocas e aprendizados dentro do próprio grupo. Já em abril, está prevista uma rodada de negócios interna, reforçando o propósito de estimular parcerias e conexões comerciais entre as participantes.
Cada encontro será estruturado com um propósito claro, utilizando diferentes ferramentas para gerar experiências, fortalecer vínculos e estimular a conexão entre as empreendedoras.
Outra novidade para 2026 é a implementação de um controle de dados e indicadores, permitindo acompanhar de forma mais estratégica os resultados gerados dentro do núcleo. A vice-Coordenadora para Negócios entre Nucleadas, Bruna Voltolini, assume a função de levantamento e organização dessas informações.
Trajetória no associativismo
A gestora da Farmácias StyloFarma, de Ituporanga, Cláudia Fernanda Willemann Waltrich construiu sua história no associativismo local de forma contínua e participativa. Ela integra a Associação Empresarial desde 2012, mantendo uma atuação ativa desde então.
Antes de ingressar no Núcleo da Mulher Empreendedora, ela participou por cerca de três anos do Núcleo Jovem. No NUMEI, faz parte do grupo desde a sua criação, somando oito anos de envolvimento direto com o fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Além da atuação nos núcleos, também possui experiência na diretoria da ACEI. Está em sua segunda gestão, atualmente à frente da pasta de Meio Ambiente e Turismo. Em gestões anteriores, atuou na pasta de Comércio e também integrou a diretoria durante a gestão dos então presidentes Tiago Eifler e Luciano Bezerra.
“Participar da ACEI e do NUMEI sempre foi uma oportunidade de aprender, trocar experiências e crescer junto com outras empreendedoras. Assumir a coordenação em um ano tão simbólico é uma responsabilidade grande, mas também uma motivação para continuar fortalecendo conexões e abrindo caminhos para outras mulheres”, destacou Cláudia.