Legislativo concedeu o Título a duas personalidades marcantes na história do município: Militino Gregório Eising e a ex-prefeita Solange Aparecida Bitencourt Schlichting, a Chica.
A Câmara de Vereadores de Salete promoveu, na sexta-feira (4), uma sessão solene que emocionou o público presente no plenário Vereador Antônio Bernardo Schmoeller. O Legislativo concedeu o Título de Cidadão Honorário a duas personalidades marcantes na história do município: Militino Gregório Eising e a ex-prefeita Solange Aparecida Bitencourt Schlichting, a Chica.
As homenagens foram propostas pelo presidente da Casa, vereador Odair José Ferreira (PL), como reconhecimento à contribuição dos agraciados à cidade. Os títulos foram aprovados por unanimidade por todos os parlamentares.
Com o plenário lotado por familiares, amigos e autoridades, o presidente da Câmara destacou o significado do momento. “Hoje, Salete estende seus braços em gratidão a duas figuras que serviram nossa comunidade com amor, integridade e coragem. Esta é uma homenagem que expressa a profunda admiração que o povo saletense sente por esses dois cidadãos exemplares”, afirmou Odair.
Militino Eising nasceu na cidade de Armazém e teve sua vida pautada pelo serviço público, pela educação e pelo voluntariado. Atuou como auditor da Receita Estadual, professor e secretário municipal de Finanças, além de ter sido um pilar do associativismo local. Foi dirigente em clubes de serviço como Rotary e Lions, atuante na Igreja e referência na história do Hospital Santa Terezinha. Seu legado é o de quem fez da missão de servir um propósito de vida.
Já Solange “Chica” Schlichting, nasceu em Taió, foi a primeira mulher eleita prefeita de Salete, transformou sua trajetória de superação em um marco de liderança pública e inclusão social. Empresária de sucesso à frente da Secamaq, Chica levou sua visão humanizada à gestão pública, promovendo avanços estruturais e sociais. Sua gestão foi marcada por grandes obras e pela valorização das pessoas, sendo referência para novas lideranças femininas.
A sessão encerrou com emoção, registros fotográficos e aplausos, em um gesto coletivo de gratidão da cidade de Salete a dois de seus maiores exemplos de dedicação e amor à comunidade. Como resumiu o presidente Odair, “a história de Militino e de Chica nos ensina que servir é a forma mais bonita de deixar um legado”.