Joneslei e Valcilene começaram a cultivar orquídeas há 15 anos e hoje produzem diversas variedades e cores para vender, em Chapadão Três Barras
Reportagem: Rafaela Correa/DAV
No interior de Ituporanga, na região do Alto Vale, em Santa Catarina, um orquidário é responsável por transformar a rotina de um casal. Na localidade de Chapadão Três Barras, eles dividem não apenas o amor um pelo outro, mas também pelas plantas que cultivam com tanto carinho: as orquídeas. Há 15 anos Joneslei Bruggemann e Valcilene Knaul Bruggemann dedicam suas vidas ao cultivo dessas flores, símbolos de beleza e delicadeza.
A história deles começa de maneira simples, mas encantadora. Eles criaram, atrás da casa em que moravam um orquidário que se tornou um dos maiores prazeres de suas vidas. As orquídeas, com suas cores vibrantes e formas elegantes, exigem paciência, cuidado e uma dedicação que vai além do simples ato de plantar.
“Já são 15 anos plantando orquídeas e até ganhar certa experiência com as flores, muitas morreram em nossas mãos. Fomos aprendendo sobre como lidar com elas e o cuidado que devemos ter. Graças a Deus, hoje conseguimos melhorar as técnicas de cultivo para ter sucesso na criação das flores”, relata Joneslei.

Na propriedade, o trabalho nunca foi fácil, já que as flores não representam a única fonte de renda do casal. Aliás, no início as flores refletiam apenas uma preferência do casal, mais tarde eles viram potencial para lucratividade. “Começamos há 15 anos e era só para coleção mesmo, depois decidimos cultivar para vender também. Eu tinha ao redor de casa e daí surgiu a ideia de fazer uma casa maior e nessa nova casa precisaríamos de espaço para as flores que já tínhamos. Arranjamos o espaço, preparamos tudo e construímos um orquidário, um espaço que ficou muito bonito e que as pessoas gostam de visitar”, disse.

O orquidário de Joneslei e Valcilene é um pequeno paraíso no interior de Ituporanga. São orquídeas de diversos tipos, que tornam o local um cenário de beleza e calmaria. Mas o trabalho no campo não para por aí. Além das orquídeas, o casal também cultiva cebola, milho e abóbora que complementam o sustento da família.
Hoje, além da venda direta na residência, em Chapadão Três Barras, eles também levam as flores para uma feira no centro de Ituporanga, que é uma das formas que encontraram para facilitar o acesso de seus clientes.
Para saber mais sobre o orquidário basta acessar o perfil de Joneslei no Instagram: @bruggemannjoneslei e para pedidos e informações da feira o contato de WhatsApp é (47) 99773-6988.


Conheço o lugar! É encantador! Vale a pena visitar e comprar estas lindezas!
Parabéns ao casal fantástico que tem a sensibilidade de observar e cuidar de suas lindas flores..