Capacitação visa preparar profissionais para atuar na segurança escolar
O terceiro Curso de Formação de Coordenadores de Segurança e Monitoramento Educacional teve início em Rio do Sul como parte do processo seletivo para preencher as vagas de coordenador de segurança nas escolas da cidade. O curso busca capacitar profissionais para atuar na segurança escolar, abordando aspectos legais, operacionais e técnicos.
O processo seletivo para participação no curso recebeu 263 candidaturas. Após análise e confirmação no interesse no curso, 23 candidatos confirmaram a participação. O critério de seleção priorizou candidatos com documentação completa e residência em Rio do Sul ou cidades vizinhas.
O curso, que será realizado todas as noites até o dia 28 de março, totalizará 40 horas de formação no Centro Educacional Sebastião Back, no bairro Santana. O currículo abrange desde legislação específica e aplicada, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e direitos humanos, até treinamentos práticos em defesa pessoal, segurança orgânica, segurança eletrônica e gerenciamento de crises.
Além disso, os participantes recebem capacitação em prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, preparando-os para lidar com situações de emergência dentro das escolas. O aprendizado será complementado com uma visita técnica, seguida por uma avaliação final. Ao término, ocorre a cerimônia de encerramento, reconhecendo os participantes que concluíram a formação.
O curso não garante a vaga para trabalhar em uma das unidades educacionais do município, mas há cargos a serem preenchidos de forma imediata, além da necessidade de formação de cadastro de reserva. O profissional será contratado por meio de cargo comissionado do município, vinculado à Secretaria de Segurança Pública.