Nível do rio, em Rio do Sul, chega próximo dos seis metros, mas não há previsão de enchente na cidade
A Defesa Civil de Rio do Sul informa que segue o alerta à população sobre ocorrências relacionadas a dias contínuos de chuva. O solo encharcado favorece a condição de deslizamentos de terra, queda de barreiras, árvores, postes e possíveis danos ao patrimônio como rachaduras em muros ou paredes. O morador que identificar problemas deve sair imediatamente e informar a Defesa Civil pelo 199.
De acordo com o diretor do órgão, Renato Abreu, o volume de chuva previsto em Rio do Sul não se confirmou em sua totalidade, mas algumas regiões pontuais do Alto Vale tiveram volumes próximos entre 150 e 200 milímetros no acumulado desde sexta-feira (6). O rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, chegou próximo do nível de 6 metros, mas no momento não apresenta risco de enchente e, segundo o diretor, tende a se estabilizar e baixar nas próximas horas desta segunda-feira (9).
Até o momento, não há registro de ocorrências em Rio do Sul causadas pela chuva. A Defesa Civil do município permaneceu de sobreaviso no final de semana pelo telefone 199.
As barragens estão em funcionamento, com contenção de água em torno de 27% em Taió e 10% em Ituporanga. A previsão indica melhora nas condições do tempo com chuva fraca ainda nesta segunda-feira, mas sem grandes impactos na região do Alto Vale do Itajaí, conforme boletim da Defesa Civil Estadual. Aos poucos, as áreas de instabilidade devem se afastar de todo o Estado, mas ainda há volume de precipitação para algumas regiões de Santa Catarina.