Ivan Naatz (PL) afirmou em áudio que é contra obras que podem conter cheias porque população de Pouso Redondo não quer que elas sejam construídas no município. Ele ainda disse que está descontente com ajuda de Oscar Gutz para realização do projeto. Em nota, deputados se manifestaram.
Reportagem: Rafaela Correa/DAV
Nos últimos dias um áudio do deputado estadual Ivan Naatz (PL), que circula em grupos de WhatsApp chamou a atenção. É que ele se mostrou contrário ao projeto que visa a construção de oito mini barragens no Alto Vale, duas delas em Pouso Redondo. Ele ainda citou o descontentamento com o trabalho do ex-prefeito de Pouso Redondo e atualmente deputado estadual, Oscar Gutz (PL), que é favorável ao projeto. Em nota, ambos os deputados se manifestaram.
Nos últimos anos, todo o estado de Santa Catarina tem sofrido com as cheias, sobretudo o Alto Vale. Por esse motivo, um projeto foi criado com objetivo de minimizar os impactos das chuvas na região. Além das barragens de Taió, José Boiteux e Ituporanga, outras oito mini barragens devem ser construídas para dar suporte. Em Botuverá e Mirim Doce, as obras serão financiadas com recursos estaduais e já estão na fase de finalização do orçamento para licitação. Já as demais estruturas devem ser implantadas em Petrolândia, Braço de Trombudo, Pouso Redondo (duas unidades) e Trombudo Central (duas unidades). Essas contarão com financiamento do Banco Mundial, garantindo o aporte necessário para a execução das obras.
“Essas barragens desempenharão um papel fundamental na contenção de cheias, ajudando a mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos e proporcionando mais segurança para a população catarinense”, afirmou assessoria de comunicação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.
Se referindo ao projeto, parte do áudio de Ivan Naatz diz: “Olha só, eu estou muito triste, aí cara. Eu fiquei sabendo que o Oscar está ajudando aí o pessoal a reconstruir barragens no Alto Vale e estou muito triste porque, pô, a gente lutou tanto para que as barragens não saíssem do papel e agora tem um deputado aí da região, e o deputado fortalecendo essa construção das barragens. Aí cara, eu vou fazer uma nova audiência em Pouso Redondo para a gente conversar com o pessoal de Mirim Doce, conversar com a nossa região sobre as barragens. Um abraço para ti, meu irmão. Um abraço do deputado Ivan Naatz bem forte aí. Conta comigo e não vamos deixar isso acontecer não, embora a gente precisasse de ajuda aqui, a ajuda é no sentido contrário, mas eu vou ajudar vocês aí, conta comigo, como ajudei na gestão passada, no governo passado.”.
O Jornal Diário Alto Vale entrou em contato com a assessoria do deputado que afirmou que a fala não tem relação com as barragens que já existem, se aplica somente as mini barragens, uma vez que em audiência pública realizada há algum tempo, foi deliberado sobre o assunto e as pessoas não querem que as obras sejam realizadas no município de Pouso Redondo.
“Nós, aqui na Assembleia Legislativa, desde aquela Audiência Pública que fizemos em Pouso Redondo, onde um terço da população estava na audiência, o encaminhamento foi de que a região de Pouso Redondo e Mirim Doce são contra a construção das barragens. Esse é o encaminhamento. De lá para cá, nós não recebemos mais nenhum encaminhamento da comunidade com relação ao que ela quer sobre esse tema, contenção de cheias. Porque a verdade é a seguinte, nós não podemos destampar um santo para tampar outro, resolver os problemas de uns e causar para outros. Temos que resolver os problemas de todo mundo e enquanto não houver garantia absoluta de que esse sistema de contenção não vai prejudicar a região de Mirim Doce, não vai prejudicar Pouso Redondo, vamos continuar enfrentando esse tema. Para mim o posicionamento da cidade é o que foi deliberado na Audiência Pública: a comunidade de Pouso Redondo, Mirim Doce e região não quer as barragens. E a informação que temos é que essas barragens não têm licença ambiental fornecida pelo município e órgãos competentes. Por que não tem? Qual o problema? Tem que saber também qual a posição da Prefeitura. Nós temos deputados da região berrando pela construção das barragens e eu continuo defendendo o povo de Pouso Redondo, que não quer a barragem. Até que Pouso Redondo decida de forma diferente, enquanto isso não acontecer eu vou continuar defendendo aquilo que foi deliberado, e não tem deputado da região, que vai me impedir de falar isso, porque só vou mudar de opinião quando a cidade mudar de opinião”, destaca o deputado em nota.
Em nota à imprensa, Oscar Gutz também se manifestou e afirma que a discussão sobre os estudos da construção das barragens é longa e que tentar criar divisões entre a população de Pouso Redondo e Vale do Itajaí amplia os prejuízos da região. Ele ainda destacou que Pouso Redondo enfrenta problemas com o abastecimento de água e que as barragens podem auxiliar nesse sentido.
“Diante das recentes declarações do deputado Ivan Naatz, o deputado Oscar Gutz vem a público esclarecer sua posição sobre as obras de mitigação das cheias, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento e a segurança do Alto Vale do Itajaí. Há mais de uma década, a região discute estudos que preveem a construção de mini barragens, a limpeza de rios e melhorias nas barragens existentes. Tentar criar divisões entre a população de Pouso Redondo e o Vale do Itajaí apenas amplia os prejuízos da região. Enquanto prefeito de Pouso Redondo, Oscar Gutz demonstrou lealdade e compromisso com a cidade, promovendo transformações significativas na gestão municipal. Como deputado, mantém a postura e segue trabalhando para atender às necessidades da população. Um dos desafios enfrentados pelo município é a escassez de água. Por isso, o deputado Oscar Gutz defende a realização de um novo estudo para a criação de um reservatório que, além de auxiliar na contenção de enchentes no Alto Vale, possa ser utilizado pela CASAN para abastecer Pouso Redondo. Desde o início de seu mandato, o deputado tem atuado para tirar do papel a manutenção das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux, o desassoreamento dos rios e a remoção de maciços — obras aguardadas há 40 anos, como é o caso das barragens de Mirim Doce e Petrolândia, fundamentais para a segurança hídrica e econômica da região. Lamentamos profundamente a postura do deputado. O Vale do Itajaí precisa de união e trabalho conjunto entre as forças políticas para garantir avanços concretos. Caso contrário, veremos nossas cidades encolhendo, a economia definhando e a população desassistida. Seguiremos firmes na defesa de Pouso Redondo, do Alto Vale e de nossa gente, sempre com seriedade, responsabilidade e compromisso com a verdade”, diz nota.

O atual prefeito de Pouso Redondo também se manifestou sobre o assunto. Em vídeo publicado no Instagram, ele revela que o município recebeu a visita de uma comitiva da Defesa Civil Estadual, junto com o Consultor do Banco Mundial, para uma análise dos locais onde estão previstas as duas obras de barragem no Rio das Pombas.
“O Estado está pleiteando um financiamento para poder executar essas obras e hoje estivemos aqui presentes junto com a Associação dos atingidos pelas barragens, os vereadores, todas as lideranças, entidades. E a gente quer que o Governo do Estado dê ouvidos ao município de Pouso Redondo. Protocolei um ofício onde eu informei que aqui as obras não têm licenciamento ambiental, que a barragem que está planejada para ser feita aqui no rio das pombas está dentro do perímetro urbano, onde a jurisdição para decidir se o projeto é viável ou não compete à Prefeitura e a gente quer ser ouvido. Caso a gente sinta que isso não aconteça, não teremos alternativa, a não ser judicializar esse tema, buscar na justiça o direito de Pouso Redondo ser ouvido e o projeto ser adequado para a realidade do nosso município, porque aqui a gente terá um grande impacto econômico, social e ambiental. Queremos que todos sejam ouvidos e possamos discutir melhor os projetos e seus impactos”, finaliza.
_____________________________________________________________________________________________________
A TVAL da Assemblei Legislativa de Santa Catarina divulgou, em 2022, uma reportagem da audiência pública realizada em Rio do Sul. Na oportunidade, populares e autoridades debateram o tema das cheias e o funcionamento das barragens já existentes. Para conferir é só acessar o link. TVAL | Parlamento debate situação das barragens do Vale do Itajaí.