Ação faz parte da obra de reforma de uma das mais importantes estruturas de contenção de cheias em Santa Catarina

Em apenas uma semana, duas das cinco comportas da Barragem Sul de Ituporanga já foram substituídas, instaladas e estão na fase de testes. A ação faz parte da obra de reforma de uma das mais importantes estruturas de contenção de cheias em Santa Catarina. O Governo do Estado está investindo R$ 23 milhões na recuperação completa da barragem, construída em 1976 e que, até agora, nunca havia passado por uma intervenção desse porte.

“São quase 50 anos sem manutenção na Barragem Sul de Ituporanga. Vamos recuperar todas as comportas aqui e em todas as barragens de Santa Catarina, que ajudam a salvar cidades inteiras das enchentes. Este é o maior pacote de investimentos em proteção civil da história do nosso estado. Estamos fazendo o que nunca foi feito”, destacou o governador Jorginho Mello.

Substituição das comportas

Na última semana, uma equipe com 16 trabalhadores atuava no canteiro de obras. Segundo o engenheiro responsável pela empresa executora, as comportas são o “coração” do sistema operacional da barragem. Das cinco existentes, duas já foram substituídas: a comporta C4 foi a primeira, e agora a C5 entrou em fase de testes. A troca dessas duas estruturas ocorreu em apenas uma semana, e os trabalhos seguem dentro do cronograma, com previsão de conclusão no segundo semestre deste ano.

A próxima etapa será a substituição das comportas C1, C2 e C3. Esta última já teve a desmontagem iniciada. Por segurança, as intervenções nas comportas C1 e C2 ocorrerão apenas após o pleno funcionamento das C4 e C5, garantindo a operação contínua da barragem durante todo o processo.

As galerias de acesso contam com um sistema de trilhos que foi instalado no local para garantir a movimentação mais ágil e segura de equipamentos pesados, facilitando a troca das comportas e tornando os processos de manutenção mais eficientes.

Modernização e operação remota

Além da substituição das cinco comportas, o projeto prevê a modernização completa da estrutura. Serão feitas a revisão das galerias de concreto, substituição da blindagem metálica, modernização do sistema elétrico e implantação de um sistema de operação remota, que futuramente permitirá o controle da barragem diretamente da sede da Defesa Civil, em Florianópolis.

“Cada avanço representa o fortalecimento da prevenção e proteção à população, além de ampliar a capacidade de resposta do Estado diante de desastres, especialmente no Alto Vale do Itajaí”, afirma o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Proteção Levada a Sério

Por determinação do governador Jorginho Mello, o Estado está investindo prioritariamente em ações de prevenção dos riscos de desastres. São dezenas de obras estruturais e não estruturais – a maioria delas na região do Vale do Itajaí –  que vão contemplar diferentes regiões de Santa Catarina com foco em monitoramento, mapeamento de áreas de risco, a preparação para enfrentamento de desastres e o acompanhamento e aprimoramento das condições fluviais, visando reduzir os danos decorrentes de eventos adversos.

Dentro do programa, outra grande ação que vem avançando no Alto Vale de Santa Catarina é o desassoreamento do Rio Itajaí-Açu com um extenso trabalho de limpeza e desobstrução do rio nos municípios de Rio do Sul e Rio do Oeste. É outra ação de prevenção inédita que o Governo do Estado está fazendo para proteger a população de uma das regiões mais castigadas pelas chuvas em SC. O investimento ultrapassa os R$ 16 milhões.

Assessoria de Comunicação do Estado de Santa Catarina *