Em reunião com diretores, a gestão apresenta plano de remanejamento de algumas unidades

A Secretaria de Educação de Rio do Sul definiu para o início do ano letivo de 2025 alguns remanejamentos de turmas e unidades educacionais. O objetivo é propor uma melhor organização de turmas e, consequentemente, mais qualidade no processo de ensino e atendimento nas escolas.

As novidades foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (27), durante reunião da secretária de Educação, Viviane Knihs Brandt com a equipe interna e diretores das unidades educacionais. O vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, também participou do encontro.

O ano letivo começa dia 10 de fevereiro para os estudantes, mas as atividades para as direções e professores já estão sendo planejadas. No dia 5 de fevereiro, no período matutino haverá um momento de recepção dos professores para um momento de apresentação e reflexão.

À tarde, ocorrerá reuniões internas nas escolas. No dia 6 a rede participara da abertura do ano letivo promovido pela Amavi, em Ibirama. E no dia 7 de fevereiro os trabalhos serão nas escolas na organização para receber os alunos.

O vice-prefeito, Garibaldi Ayroso, desejou boas vindas ao grupo de diretores que iniciam este ano letivo, ressaltando que a Secretaria de Educação e toda a estrutura da prefeitura, trabalhará de forma integrada e unida. “O prefeito Manoel nos manterá ativos na busca por melhorias em todas as áreas, inclusive na Educação. Por isso, nós pedimos uma contribuição de todos para trabalhar em conjunto. A Viviane tem tudo para fazer um grande trabalho junto com a equipe”, explicou.

Remanejamentos previstos para o início do ano letivo

A secretária de Educação, Viviane Knihs Brandt, detalhou as mudanças que serão implantadas logo neste início de ano letivo, levando em conta o remanejamento de turmas em algumas unidades. Com a reabertura do Centro Educacional Aníbal de Barba, no bairro Canta Galo, a Educação de Rio do Sul ganha espaço para o ensino fundamental, principalmente para atender estudantes atualmente no CE Daniel Maschio, na Barra da Itoupava.

O Centro Educacional Aníbal de Barba inicia o ano letivo com atendimento de pré, 1º ao 9º ano, absorvendo a demanda das mesmas turmas do CE Daniel Maschio, que ficará apenas com educação infantil, de 0 a 4 anos.

Os alunos do 1º ao 5º ano que deixam o CE Daniel Maschio, terão as atividades de contraturno no CE Aníbal de Barba. Os estudantes do 6º ao 9º ano terão estas aulas do contraturno na Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha.

O Centro Educacional Sebastião Back, no Santana, permanece com o ensino fundamental do 1º ao 9º ano, com contraturno na Escola Modelo Ella Kurth. Retornando as turmas do Aníbal de Barba que na época foram alocadas nesta unidade. E o CEI Canta Galo, atenderá o berçário e o maternal de 0 a 3 anos de idade.

Viviane explicou que a equipe buscou sempre o diálogo com a comunidade antes de implantar mudanças, em um processo democrático para ouvir a APP de cada unidade e também os pais. “Desta forma, chegamos a um consenso sobre a realidade de cada comunidade escolar, colocando para os pais o planejamento e buscando o diálogo com antecedência. Isso era uma meta importante para o início de trabalho em 2025”, explicou a secretária de Educação.