Evento marca início da participação do município na 6ª Conferência Nacional das Cidades

Rio do Sul deu um passo importante na construção de políticas públicas urbanas ao realizar, na segunda-feira (12), a 1ª Conferência Municipal das Cidades. O encontro realizado no IFC, no bairro Jardim América, é parte da etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC), promovida pelo Ministério das Cidades, e reuniu representantes do poder público, sociedade civil, setor produtivo e entidades profissionais.

A programação iniciada à tarde teve debates sobre os principais desafios urbanos do município, com foco na construção coletiva de soluções que atendam às necessidades atuais e futuras da população. Os debates foram estruturados em nove subtemas, definidos a partir dos eixos da conferência nacional: planejamento territorial, habitação, saneamento, mobilidade, sustentabilidade, participação social, financiamento urbano, desenvolvimento econômico e segurança digital.

Cada tema foi apresentado por especialistas convidados, que trouxeram diagnósticos técnicos, dados locais, boas práticas nacionais e as principais demandas identificadas em Rio do Sul. A proposta foi qualificar os participantes para o momento seguinte: a construção coletiva de propostas, em grupos de trabalho, direcionadas às esferas municipal, estadual e nacional.

As propostas, realizadas pelos grupos serão cadastradas em um sistema e dizem respeito especificamente sobre políticas públicas locais, estaduais e nacionais que podem vir a se tornar projetos para captação de recursos para obras e ações de melhorias.

Além das discussões, o evento também abriu espaço para o diálogo direto entre os técnicos e a comunidade, permitindo que cidadãos compartilhassem suas vivências e sugestões. A última etapa foi marcada pela eleição dos seis delegados e suplentes que representarão o município na etapa estadual da CNC, que ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto, em Florianópolis.

As propostas selecionadas serão levadas para discussão nos próximos níveis do processo, culminando na etapa nacional, prevista para acontecer até o fim de outubro, em Brasília.

O prefeito Manoel Pereira, esteve presente na abertura do evento e comentou que a Conferência Municipal das Cidades é um momento muito democrático para a comunidade sugerir propostas que possam servir para a construção de uma cidade mais inclusiva, sustentável e preparada para os desafios contemporâneos.

“É muito interessante, depois de 12 anos, Rio do Sul realizar esta conferência municipal. É através das ideias dos cidadãos que podemos pleitear recursos e ações que possam significar melhorias para a nossa cidade e também o estado e o país”, comentou o prefeito.