Em julho de 2023, o percentual de rodovias estaduais avaliadas como ótimas ou boas era de 27% da malha pavimentada. Um ano depois, em julho de 2024, este índice saltou para 50% da malha rodoviária estadual.

O Programa Estrada Boa, criado e lançado pelo governador Jorginho Mello, completou um ano em agosto de 2024. E os números neste período mostram um salto de qualidade nas rodovias estaduais: houve um aumento de 23% nos segmentos rodoviários considerados ótimos e bons. Em julho de 2023, o percentual de rodovias estaduais avaliadas como ótimas ou boas era de 27% da malha pavimentada. Um ano depois, em julho de 2024, este índice saltou para 50% da malha rodoviária estadual, fruto dos investimentos consistentes e históricos do Programa Estrada Boa, o maior da história rodoviária de Santa Catarina.

A meta do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para 2025, é chegar a 73% da malha em estado ótimo ou bom.

No período de pouco mais de um ano, estão em recuperação mais 1.000 quilômetros de rodovias, sem contar os segmentos que estão com implantação asfáltica onde havia somente uma estrada de chão batido, como é o caso da SC-452, entre Vargem e Abdon Batista.

Obras em todas as regiões

No total, 29,28% da malha pavimentada estadual está em obras de Restauração ou Revitalização, o que significa que a SIE está atuando em 1.510,54 Km em todas as regiões do Estado. Importante ressaltar que os dados são referentes aos 5.158,6 Km de vias estaduais pavimentadas. Há outros 1,2 mil quilômetros de estradas sem pavimento, de chão batido.

Santa Catarina tem 131 rodovias sob jurisdição estadual e mais de 600 pontes, incluindo as três ligações entre a Ilha de Santa Catarina e a região continental de Florianópolis.

Diante da realidade consolidada e detalhada pelas oito coordenadorias da SIE, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina inclusive contestou dados divulgados em novembro pela Pesquisa CNT das Rodovias 2024.

“Temos 5 mil quilômetros de malha pavimentada. Estamos pavimentando outros 200. Percorri, desde que assumi, todas as estradas estaduais. Nós vamos de carro para ver realmente onde está o problema. Primeiro que nós temos uma malha viária de mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais e mais quase 2 mil de federais. A pesquisa divulgada, que eu respeito, praticamente pegou 20% das estradas. Vou dar um exemplo. A SC-477 é uma das estradas citadas. E ela é extensa, mas vamos pegar de Canoinhas a Major Vieira. Desde os anos 1980, nada foi feito. Hoje nós temos uma restauração de pavimento em concreto, rígido, dos 34 Kms, temos mais 80% da restauração pronta. Até janeiro, a empresa entrega 100% da via”, explica Jerry Comper, salientando outras rodovias que estão sendo restauradas em concreto, como a 305 e a 160.

O secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, observa ainda que há trechos que já se encaminham para o fim das restaurações e revitalizações e que em breve muitas entregas serão feitas pelo Governo do Estado. “Esses trechos têm se encaminhado para a conclusão dos trabalhos, que quando terminados teremos um salto ainda maior no índice de bom e ótimo nas nossas rodovias”, afirma.

Obras estruturantes

Foto: Divulgação / SIE

Estão em andamento 47 obras estruturantes, em todas as regiões do Estado, dentro do Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello em agosto do ano passado e que avança atuando inclusive em rodovias que estavam há 30 anos sem receber qualquer investimento.

No total, o Estrada Boa já tem uma lista de 64 obras. Todas elas foram definidas durante conversas diretas do governador Jorginho Mello com os prefeitos dos 295 municípios catarinenses.

Maior da história

O Estrada Boa começou com orçamento de R$ 2,165 bilhões, mas já está com mais de R$ 3,5 bilhões – considerados os dados de manutenção e conserva – projetados para as obras em andamento. Fruto de economias do governo.

O secretário da Infraestrutura também explica que o Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo mais de R$ 1 bilhão em manutenção de rodovias nos próximos dois anos.

Outro aspecto fundamental do trabalho da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade no último foi o investimento histórico em manutenção de rodovias. Os contratos nessa área das oito coordenadorias foram refeitos. Bem mais robustos financeiramente e num formato administrativo bem mais prático e de resultados diretos mais rápidos para a população.

Outros dados importantes e relevantes apresentados por Jerry Comper: a Infraestrutura tem 114 convênios com municípios e já pagou, desde 2023, quase R$ 362 milhões nesse segmento.

Além disso, a pasta, no mesmo período, firmou 1.280 convênios diretos com os municípios, totalizando pagamentos da ordem R$ 891 milhões.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Parceria

A parceria entre o Governo do Estado e os municípios é uma das diretrizes da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), levada à risca pelo secretário Jerry Comper e pelo adjunto, Ricardo Grando, por determinação do governador Jorginho Mello.

“Os convênios e parcerias com os municípios são uma das nossas prioridades, além, é claro, das implantações e revitalizações de rodovias”, contextualiza Jerry Comper.

Por fim, e não menos importante, o Governo do Estado, por meio da SIE, tem investido pesado em convênios e transferências de recursos aos municípios.

O ano de 2024 fecha com 115 convênios entre o Estado e cidades catarinenses, com repasses estaduais da ordem de R$ 378 milhões.

Já em relação às transferências, que foram normatizadas pela Assembleia Legislativa, a Infraestrutura do Estado termina o ano contabilizando repasses de R$ 891,6 milhões aos municípios.