Após a entrega do projeto técnico que visa melhorias no Aeroporto Regional da Serra Catarinense, localizado em Correia Pinto, o governador do Estado de Santa Catarina Jorginho Mello, assinou nesta sexta-feira (19), a autorização para licitação que definirá empresa responsável pelas obras previstas no projeto.
Do evento de assinatura participaram algumas autoridades, como prefeitos da Amures, a deputada federal e Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, o deputado estadual Marcius Machado e o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. De acordo com matéria divulgada pela Amures, o presidente da Associação, João Cidinei da Silva, afirmou que as melhorias devem atrair mais usuários e facilitar a operação de novas companhias aéreas no aeroporto.
Há pelo menos dois anos, desde abril de 2022, o aeroporto conta com voos regulares para São Paulo. Logo, as melhorias são consideradas essenciais para o desenvolvimento econômico da região, sobretudo no turismo, pois o aeroporto é considerado um dos principais acessos dos visitantes aos municípios da Serra Catarinense.
Segundo Governo do Estado, a unidade possui pista de pouso e decolagem asfaltada e opera voos regulares de transporte de passageiros e da aviação geral. A movimentação anual é de aproximadamente 25 mil passageiros.
Melhorias previstas
Entre as melhorias inclusas no projeto estão a substituição de todas divisórias existentes, por divisórias de drywall e nos banheiros por granito; ampliação no pavimento superior, para onde será realocado a sala de rádio e dos pilotos; no pavimento térreo o espaço onde encontravam-se essas salas, será destinado para as salas de check office das companhias. Já a sala de embarque será reorganizada a partir das novas divisórias, além disso, as lâmpadas serão trocadas por lâmpadas de LED; a calçada do lado ar e do lado térreo da edificação serão reformadas; faixas elevadas serão feitas para melhor acesso dos pedestres e a área ampliada sobre a laje existente será de 156,00m².
A estrutura dessa ampliação será metálica e as paredes internas de drywall. Serão instaladas ainda novas placas de sinalização e informação; terão quadros retratando a região da Amures; toda a tubulação de hidrante será substituída por uma nova; a nova área de check-in das companhias aéreas receberá além, de móveis, uma nova esteira para o despacho das bagagens; todas as cadeiras das salas de espera e embarque serão trocadas por novas, mais confortáveis; todo o forro do saguão principal será substituído por um novo forro, bem como algumas áreas terão forro trocado ou reformado.
No acesso de veículos, será construída também uma guarita com área coberta para a vistoria de veículos, com área total de 139,84m² e contará com um dilacerador de pneus no portão, para casos emergenciais.
Será feita uma ainda uma cobertura externa para proteger o acesso de intempéries e algumas portas serão trocadas.
Audiência para apresentação do projeto
No dia 11 de abril, o prefeito de Correia Pinto, Edilson Germiniani e o presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, acompanhados do engenheiro da Amures, James Clauberg, participaram de uma audiência com o secretário de Estado dos Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. Na ocasião fizeram a apresentação do projeto desenvolvido pela Associação que faz parte de um processo de revitalização e modernização do Aeroporto.
A agenda foi programada pelo deputado estadual Lucas Neves, que destinará uma emenda de R$ 1,5 milhão para ajudar nos custos de execução da obra. Segundo projeto, o valor deve chegar a R$3 milhões.