A iniciativa que contará com mais de 1.500 alunos em todo o Estado, será realizada no Colégio Aleixo Dellagiustina
O município de Ituporanga é um dos participantes da 10ª edição do Geração Empreendedora. Promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), com apoio do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC) e Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), a iniciativa tem como objetivo despertar o espírito empreendedor e associativista em estudantes do ensino médio, incentivando o protagonismo juvenil e fortalecendo a conexão dos jovens com o ecossistema empresaria.
Neste ano, o programa contará com a participação de mais de 1.500 alunos em todo o Estado. Em Ituporanga, a edição está sendo realizada no Colégio Aleixo Dellagiustina com 25 estudantes do 2º ano do ensino médio, na Capital da Cebola. O projeto conta com o apoio financeiro do Sicredi e é realizado voluntariamente por integrante dos Núcleos de Jovens Empreendedores e da Mulher Empresária.
Os encontros presenciais ocorrerão ao longo do mês de agosto, sempre das 08h15 às 10h45, conduzidos por uma equipe voluntária formada por 3 multiplicadores e apoiadores que integram núcleos da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI).
Além do conteúdo técnico e prático, o programa é uma grande oportunidade de conexão entre os jovens e o mercado, valorizando ideias, talentos e o pensamento crítico desde cedo.
A integrante do Núcleo da Mulher Empresária de Ituporanga (NUMEI) e diretora adjunta do Geração Empreendedora, Muriel Daiane Martins Schuhmacher, destaca a capacidade de transformação que a iniciativa proporciona entre os jovens.
“O programa vai além de ensinar sobre empreendedorismo. Ele inspira os jovens a acreditarem em suas capacidades, a se tornarem protagonistas e agentes de mudança em suas comunidades. É gratificante ver como cada edição planta sementes para um futuro mais consciente, criativo e inovador.”
A participação dos alunos é gratuita e todo o material de apoio é disponibilizado. Em 9 edições do programa, mais de 3700 jovens já foram impactados. O projeto é associativista e 100% voluntário.
Cronograma de encontros:
04/08 – Boas-vindas e introdução,
06/08 – Desenvolvimento de ideias
11/08 – Formação financeira
13/08 – Oratória + dinâmica com empreendedor convidado
02/09 – Apresentação final para banca avaliadora com empreendedores locais