Kantovick afirma que enfrentou obstáculos, mas o esforço trouxe resultados. Cinco anos fora do Brasil, hoje ele atende noivas e ganhou espaço entre celebridades, como Fernanda Rodrigues, Kelly Key, Francisca e Ricardo Pereira.
Reportagem: Rafaela Correa/DAV
Maquiador, nascido em Ituporanga e criado em Imbuia, no Alto Vale, José Henrique Kantovick é sucesso na Europa. Há cinco anos fora do Brasil, morando em Portugal, ele é especialista no atendimento de noivas e destaca conquistas alcançadas. Recentemente foi entrevistado pela Revista Caras e falou sobre suas origens e o espaço conquistado no mercado, inclusive maquiando celebridades.

Kantovick conta que iniciou sua carreira primeiramente com cabelo e só depois as clientes passaram a pedir maquiagem. Ele explica que sair do Brasil foi um grande e difícil passo na sua carreira, mas que trouxe resultado. “Trabalhar fora é somente um reflexo de um trabalho reconhecido, muitos colegas não trabalham fora por comodidade, pois confesso que sair do ‘mood’ normal e viajar a trabalho é muito cansativo e exige uma logística absurda, que muitas vezes passo ao meu marido para gerir, isso porque é realmente desgastante lidar com o administrativo”, comenta.
Questionado sobre os desafios, ele fala sobre as expectativas das clientes. “Quando seu nome está atrelado a um bom trabalho você vende confiança, e isso, em algumas pessoas, pode significar como ‘ele faz milagres’, e não. Maquiar, para mim, é trazer para a face da cliente a melhor versão dela, aceitando as condições que a cliente tem. Lidar com o psicológico das clientes com toda certa é ainda o maior desafio”, ressalta.
O cabeleireiro e maquiador também comenta que atendeu algumas celebridades recentemente e destaca os aprendizados no meio. “Trabalhar com celebridade é estar com uma pessoa que sabe qual o melhor produto, estilo e cor que lhe fica bem. São maquiadas praticamente todos os dias e sabem o que fica bom ou ruim, então, ter ouvidos é a melhor ferramenta na mala de ‘makeup’. E nunca esquecer: a celebridade é ela, vc é apenas um serviço de maquiador”, enfatiza.
Kantovick ainda comenta que não diferencia celebridades de outros clientes e que tenta criar conexão com cada um para entender melhor seus desejos. “Todos são tratados da forma mais especial possível. Entre as celebridades que atendi e atendo, a Francisca e o Ricardo Pereira são os que mais marcaram minha vida aqui em Portugal, junto deles fazer o casamento da Fernanda Rodrigues no Douro e também uma pequena colaboração com a Kelly Key”, lembra.



Em entrevista ao Jornal Diário Alto Vale, Kantovick foi questionado sobre o que faz para se manter atualizado e de forma curiosa, ele destacou que fez apenas um workshop de 4 horas, o restante disse ter aprendido com colegas maquiadores e praticando sozinho. Ele ainda faz uma observação sobre tendências no universo da maquiagem. “A evolução da maquiagem hoje segue muito as tendências de redes sociais, a Europa segue principalmente tendências de Tiktok e Instagram, criando mundos paralelos: o que fica bonito pessoalmente e o que fica maravilhoso em foto de Instagram. Porém, atualmente estamos no que eu particularmente amo, a era menos é mais, com um toque de ‘glow’ e queimadinho de sol”, revela.
“A maquiagem é, definitivamente, um acessório bem ou mau utilizado para acrescentar em um look, porém é o acessório que olhamos primeiro. A pessoa pode estar bem vestida, com o cabelo bem feito e sapatos lindos, mas se a maquiagem estiver ruim estraga tudo”, acrescenta.
Ao ser questionado sobre suas origens, ele afirma que sente saudade. “Imbuia é onde estive meus incríveis primeiros 26 anos. Hoje, com 32, posso dizer que minha experiência internacional é mínima, não me acho digno de dizer que represento minha cidade, mas reconheço o grande amor que tenho pela cidade e as pessoas. Foi ali que aprendi a trabalhar, foi meu início de carreira. Já vi pessoas esconderem suas origens, eu nunca tive problemas com isso, mas confesso que é difícil explicar para uma pessoa sobre minha cidade. Queria que ela fosse mais conhecida ainda”, salienta.
Sobre os próximos passos para sua carreira, ele disse que pretende continuar o seu trabalho, que atualmente é voltado para noivas. “Nos próximos anos quero continuar meu trabalho, que hoje é focado em noivas, mas não gosto de gastar energia em planos desafiadores, o que nos pertence chega até nós, basta sermos gentis, honestos e trabalhadores, valores que meus pais sempre frisaram ser importantes”, finaliza.

