A comissão que foi eleita no dia 19 de março será presidida por Jean Luiz Coelho Padilha até 2027

A Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI) iniciou um novo ciclo de trabalho e inovação com a posse da nova Diretoria para o biênio 2025/2027. A cerimônia oficial ocorreu na última quarta-feira, dia 9, no Complexo do Louvor. O evento reuniu associados, parceiros e autoridades locais, consolidando a transição e reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento empresarial da região.

Eleita em chapa única no último dia 19 de março, a nova Diretoria será liderada por Jean Luiz Coelho Padilha como presidente, com Maicon Kersbaumer assumindo a vice-presidência. A escolha da nova gestão reflete a continuidade do trabalho voltado para o fortalecimento do setor empresarial, incentivando a inovação, o empreendedorismo e a colaboração entre empresários.

Formado em Marketing e com atividades nos campos executivo e jurídico no setor cooperativista, Jean possui vasta atuação em soluções estratégicas para negócios e pretende fazer uso da experiência para desenvolver o setor associativista.

“É um desafio e uma grande responsabilidade. O associativismo é uma força transformadora e estar à frente da ACEI significa trabalhar para fortalecer esse movimento, conectando empresários, promovendo oportunidades e buscando soluções para os desafios locais”, celebrou o novo presidente.

Padilha que integra a Associação há pouco mais de dois anos, iniciou seu contato no setor associativista através do Núcleo de Cooperativas. “Acredito que os núcleos são uma ótima incubadora de líderes e pessoas para assumir a Diretoria, pois é através deles que você percebe a real função da Associação Empresarial. O que me motivou a me associar foi justamente a possibilidade de trocar experiências, buscar capacitação e contribuir para o crescimento do nosso município”, relembrou.

Já o vice-presidente Maicon Kersbaumer destacou a importância da entidade para o fortalecimento dos negócios locais. “Ocupar esse cargo pela primeira vez me torna uma pessoa mais comprometida com o propósito do associativismo. Aquela velha história de que sozinhos nós vamos rápido, mas juntos nós vamos mais longe. Isso fortalece todo mundo, porque, às vezes, a minha dor é a solução do outro”, celebra.

Kersbaumer também ressaltou que sua trajetória na Associação Empresarial começou há três anos, inicialmente no Núcleo de Jovens, e evoluiu para cargos de maior responsabilidade.

“Comecei no Núcleo de Jovens, depois fui convidado para integrar a Diretoria no Conselho Fiscal e, este ano, recebi o convite para ser Vice-Presidente. O que me motivou foi justamente a troca de experiências, as soluções que são trazidas e as conexões que estabelecemos, tanto entre empresários quanto com o poder público e a comunidade. Isso nos aproxima de clientes, fornecedores e parceiros, abrindo um leque de oportunidades”, destacou.

Desafios e metas

A nova comissão de dirigentes assume a tarefa com a missão de ampliar iniciativas que impulsionem o crescimento dos negócios e contribuam para o desenvolvimento sustentável da região. O foco será fortalecer a ACEI como uma entidade representativa e inovadora.

Entre as principais metas estão ampliar a participação dos empresários na associação, fomentar o networking e o desenvolvimento empresarial por meio de eventos e capacitações, aproximar ainda mais a entidade do Poder Público, criar novas oportunidades de negócios e promover ações que gerem impacto social e econômico.

Legado de Transformações

A gestão anterior da ACEI, presidida por Leandro Rossi, deixou um importante legado de conquistas que fortaleceram a entidade e a sua capacidade de representar os empresários da cidade. Neste período a Associação passou por uma série de transformações que incluíram a mudança para um novo espaço com um auditório para até 100 pessoas, além de salas de reuniões e novos equipamentos.

A entidade também obteve grandes avanços em sua atuação externa, sendo fundamental nas negociações com a Federação das Associações Empresariais (FACISC) para a preservação da Barragem de Ituporanga, além de questões emergenciais como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), que possibilitou linhas de crédito com juros zero para empresas afetadas pelas enchentes.

Rossi ainda liderou iniciativas como o “Voz Única Municipal”, evento que reuniu empresário e candidatos a prefeito para discutir o futuro da indústria, comércio e infraestrutura da cidade.

“Foi um biênio muito produtivo e tivemos sucesso nas ações em nome dos nossos associados. Desejo sorte e muito êxito para a nova presidência que com certeza também trará grandes resultados”, destacou o ex-presidente que agora fará parte do Conselho Fiscal.

Núcleos ativos

Atualmente, a entidade possui cinco núcleos ativos com atividades periódicas de desenvolvimento e troca de experiências. Entre eles o Núcleo da Mulher, Jovens Empreendedores, Recursos Humanos, Cooperativas e de Contadores, somando 240 associados.