Reconhecimento estadual valoriza iniciativa do CEPLAS que une arte, educação e protagonismo estudantil
O grupo de teatro do Centro Educacional Prefeito Luis Adelar Soldatelli (CEPLAS), do bairro Barragem, em Rio do Sul, foi reconhecido pela FECAM em seu prêmio de Práticas de Excelência 2025. Pelo menos 30 projetos de municípios catarinenses foram selecionados em edital, aberto em parceria também com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), entre eles, o grupo rio-sulense.
Como parte da premiação, o projeto, que leva o nome de “O Mundo nas Estantes: Uma Viagem dos Planetas à Interdisciplinaridade”, passa a integrar o Banco de Práticas Excelentes da FECAM, disponível para consulta permanente por gestores públicos no site da entidade.
Além disso, amplia a oferta de divulgação do projeto, já agendado para o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC-SC), que acontecerá de 2 a 4 de setembro, no Expocentro de Balneário Camboriú.
O projeto do CEPLAS contempla a peça teatral “O Pequeno Príncipe”, baseada na obra clássica de Antoine de Saint-Exupéry, desenvolvido em oficinas teatrais da unidade de educação municipal e que tem direção das professoras Alessandra Gonçalves Kühl e Natalina Schmitt. O roteiro, a sonoplastia e a essência visual levam a assinatura de Juliana Dias, coreografias são de Cleide Gonçalves, com participação do professor João Augusto, do Centro Cultural Lilly Bremer.
O Prêmio FECAM de Práticas de Excelência, contou com mais de 300 inscrições de todo o Estado. O prêmio tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às experiências bem-sucedidas da gestão pública municipal, estimular a troca de conhecimento entre os gestores e promover a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Entre os critérios de avaliação estão: impacto e resultados comprovados, criatividade, replicabilidade, relevância social, envolvimento da população, caráter inovador e articulação intersetorial.
Apresentações gratuitas para a comunidade
Segundo a professora Juliana Dias, o impacto do projeto teatral já ultrapassou a sala de aula, estimulando criatividade, protagonismo estudantil e integração da comunidade escolar. Os próximos passos são levar a comunidade a apresentação da peça em Rio do Sul, com quatro sessões agendadas para os dias 25 e 26 no Teatro Dom Bosco, gratuitas à comunidade. Mesmo sem a cobrança de ingresso, é importante fazer reserva pelo portal Sympla.
Garanta seu ingresso para a peça: www.sympla.com.br/evento/ceplas-encena-o-pequeno-principe/3051114