A unidade do Senai de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, alcançou o melhor desempenho regional de Santa Catarina no Índice de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), avaliação conduzida pelo Senai Nacional. O reconhecimento reforça a excelência da instituição no cenário da educação profissional.
Além do desempenho expressivo, três práticas educacionais desenvolvidas na unidade foram selecionadas para integrar o Caderno SAEP (Sistema de Avaliação da Educação Profissional), publicação nacional que reúne as melhores iniciativas pedagógicas do Senai em todo o país. Com isso, Rio do Sul se tornou a segunda cidade brasileira com mais projetos aprovados para a edição.
Entre os 22 projetos de Santa Catarina contemplados, os seguintes foram desenvolvidos por profissionais da unidade de Rio do Sul:
· Inteligência Artificial na Elaboração de Avaliações: Uma Abordagem Prática (Jeferson Luiz Prestes, Bianca Constantino);
· Simulação da Prova Prática: Padronizando a Avaliação (Jeferson Luiz Prestes, Eduardo da Silva Santos);
· Ciclo PDCA para Melhoria Contínua do Ensino e do IDAP (Jeferson Luiz Prestes).
·
“Isso reforça o protagonismo da nossa unidade e demonstra a ética, o comprometimento e a qualidade que orientam nossas ações”, destacou Jeferson Luiz Prestes, coordenador de Educação Profissional do Senai Alto Vale. Ele ressalta que os projetos refletem o esforço contínuo pela melhoria do ensino, combinando metodologias pedagógicas, inovação tecnológica e gestão da qualidade.
O desempenho de Santa Catarina como um todo também chama atenção, evidenciando a capacidade do estado de liderar iniciativas educacionais de ponta. “Mais do que números, os resultados simbolizam a dedicação de cada colaborador, desde o planejamento até a aplicação das práticas pedagógicas, sempre com foco na formação de profissionais preparados para os desafios da indústria”, completou Prestes.