Durante encontro no Senai, novos secretários de Desenvolvimento Econômico, Educação e Assistência Social, conheceram principais ações de parcerias oferecidas pela entidade para a formação de mão de obra

Os novos secretários de Desenvolvimento Econômico, Educação e Assistência Social dos municípios do Alto Vale do Itajaí participaram de um encontro no Senai, na tarde de terça-feira, 21. Na ocasião, eles conheceram as principais opções de parcerias oferecidas pela entidade para a formação de mão de obra.

O gerente executivo do Sesi/Senai/Iel, Fabiano Bachmann, apresentou o portfólio do Senai, que engloba Iniciação Profissional, Qualificação Profissional e Aprendizagem Industrial. Esses programas podem ser realizados tanto na unidade de Rio do Sul quanto por meio das Unidades Móveis – salas de aula com laboratório, instaladas em carretas ou em espaços cedidos pelas prefeituras. Fabiano também destacou exemplos de parcerias bem-sucedidas entre o Senai e o poder público em outras regiões do estado, como Florianópolis e Jaraguá do Sul.

“Nosso objetivo é contribuir com os municípios para fortalecer iniciativas voltadas à qualificação profissional e ao desenvolvimento econômico. Sabemos que cada cidade enfrenta desafios específicos, por isso as soluções que oferecemos podem ser customizadas. O Alto Vale é a quarta região mais industrializada do estado, com grande diversificação de setores, o que reforça a importância de agregar novas tecnologias e preparar as pessoas para isso”, comentou Fabiano.

Luciana Novak Grott, secretária de Educação de Rio do Oeste, também ressaltou a relevância dessas parcerias. “Trabalhei durante dez anos no Sesi e, hoje, como secretária de Educação, vejo o quanto essas iniciativas são importantes para a educação básica, com as oficinas de Maker e Robótica do Sesi e os cursos do Senai. Um grande sonho meu é levar tudo isso para nossa cidade”, afirmou.

As prefeituras que já possuem algum tipo de convênio com o Senai incluem Aurora, Presidente Getúlio, Taió, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Salete, Rio do Campo, Santa Terezinha, Lontras, Trombudo Central, Agrolândia e Rio do Sul.