No município, alguns bairros apresentam focos do mosquito e exigem ações rápidas e efetivas
Reportagem: Rafaela Correa/DAV
O município de Trombudo Central está em alerta para a Dengue. É que com o aumento das temperaturas e chuvas frequentes, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, aumenta. E como a cidade tem focos positivos com o mosquito, diversas ações estão sendo realizadas para evitar novos focos.
De acordo com o agente de endemias de Trombudo Central, Carlos Augusto Azevedo, são seis focos positivos e o trabalho consiste em levar informação para as pessoas e monitorar as armadilhas espalhadas. “Os bairros infestados são o Centro, Cidade Alta, Vila Nova. Temos realizado lives em rádios locais, e vários informativos a população. Também postamos informações no Facebook, Whatsapp e Instagram. Fizemos palestras em colégios, fábricas, facções. Temos feito nos últimos dias, dias “D” de combate e prevenção, preconizado pelo Ministério Público, juntamente com nossa Regional de Saúde de Rio do Sul, sob a supervisão dos biólogos responsáveis pelo monitoramento do município. Há também trabalhos realizados dentro das unidades de saúde, no comércio e no centro da cidade com entrega de panfletos”, comenta.
Carlos afirma ainda que semanalmente são monitoradas 28 armadilhas distribuídas pela cidade, em pelo menos 16 localidades diferentes. Além disso também são realizadas vistorias quinzenais em 14 pontos estratégicos como ferros- velhos, cemitérios, floriculturas e borracharias. “O trabalho também é feito nas residências através de visitas para orientar os moradores sobre o manejo correto da água e a importância da prevenção e eliminação de focos”, enfatiza.
O agente de endemias também explica que desde o início da temporada, em outubro de 2024, não foram confirmados novos casos de Dengue, Chikungunya ou Zica Vírus, mas que o município já confirmou vários casos em outro período. “Tivemos sim casos no começo do ano de 2024. Foram cinco casos de Dengue (autóctone), onze casos de dengue (não autóctone) e um caso de Chikungunya (não autóctone)”, explica.
O que é?
A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A transmissão aumenta em períodos chuvosos em razão do acúmulo de água parada. Por isso, a recomendação é que as pessoas fiquem atentas para objetos que possam acumular água, como vasos e lixo jogado em suas casas e proximidades.
Os sintomas são muitos, febre alta, dor intensa no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, falta de apetite e mal-estar, dores abdominais contínuas, sangramentos e vômitos persistentes.
Sem ação, o risco cresce. É fundamental que cada morador fique atento para interromper o ciclo de transmissão, eliminando qualquer acúmulo de água e inspecione sua casa regularmente.