Três dos casos confirmados seriam de pessoas que estiveram em outros municípios e um deles originário do município. Pacientes estão sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
Reportagem: Rafaela Correa/DAV
O Boletim informativo da Dengue divulgado nesta quarta-feira (2), pela Secretaria de Saúde de Ituporanga chamou a atenção para quatro casos confirmados, sendo três contraídos em outras cidades e um originário do próprio município. Os pacientes estão sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica e a orientação é para que os moradores façam a limpeza de suas casas e aos arredores para evitar que qualquer objeto possa causar acúmulo de água favorecendo o aumento dos casos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, são dois focos do mosquito Aedes Aegypti ativos, um no bairro Santo Antônio e outro no Centro. Além disso, Ituporanga conta com 81 armadilhas espalhadas em 15 pontos estratégicos que são acompanhadas semanalmente pelos agentes da Vigilância Epidemiológica. Os cemitérios também passam por monitoramento a cada 14 dias.
Em Boletim divulgado, além dos quatro casos confirmados, 17 casos suspeitos estão sendo monitorados. A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para que cuidem de suas residências, não deixem água parada, dentro de casa, nos jardins, terrenos baldios, para evitar novos focos do mosquito. Ao identificar os sintomas, procure um médico.
SINTOMAS DA DENGUE
- Febre alta (39°C a 40°C) de início súbito
- Dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos
- Dores musculares ou articulares
- Prostração, caracterizada por cansaço extremo.
- Náuseas e vômitos
- Manchas vermelhas na pele
- Dor abdominal intensa e contínua
- Sangramentos de mucosas, como nas gengivas ou nariz