Competição em Joaçaba incentiva construção e programação de robô autônomo para resgate em desastre natural
A equipe Rio Bots, da Escola Modelo Ella Kurth, participará no dia 16 de agosto da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada no Complexo Esportivo da UNOESC, em Joaçaba (SC). A competição tem como objetivo incentivar jovens para as carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem no Brasil.
A Rio Bots competirá na modalidade prática “Robótica de Resgate”, em que os participantes devem construir e programar um robô totalmente autônomo, capaz de realizar o resgate de vítimas em um ambiente que simula um cenário de desastre natural.
O desafio vale uma vaga para a etapa nacional da OBR, que ocorrerá em outubro, em Vitória (ES). A equipe é coordenada pelas professoras Rosinei Orlandi e Fernanda Stringari, com orientação dos professores Diego Jacomini e Gilberto Vendramin Junior. Integram o time as estudantes Karla Daniele de Oliveira Morais, Májhori Valentina Zamoner de Almeida, Julia Maria Biffi, Bianca de Souza de Oliveira e Tamires Klaumann.
Segundo o professor Diego Giacomini, a participação na competição estimula o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, preparando os alunos para desafios tecnológicos cada vez mais complexos.
A OBR é aberta a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, nos níveis fundamental, médio e técnico, sendo promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).