Secretaria de Saúde alerta moradores para evitar acúmulo de água em suas residências e uso de repelente diariamente.
Reportagem: Rafaela Correa/DAV
Não é de hoje que a Dengue preocupa a saúde pública. É que em épocas mais quentes e com maior incidência de chuvas, há um aumento nos focos e, consequentemente, dos casos. Em Rio do Oeste, no Alto Vale, foram encontrados pelo menos cinco focos do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, em vários pontos da cidade. Agora, a Secretaria de Saúde toma medidas cabíveis para evitar a proliferação do mosquito.
A principal recomendação da Secretaria de Saúde é que os moradores façam uma limpeza nos seus jardins e retire a água parada dos vasos, e que caso tenha brinquedos, pneus, garrafas jogadas, façam a retirada, pois o mosquito se prolifera em locais onde há água parada.
Os cinco focos encontrados em Rio do Oeste estão nos bairros Vila Nova, Jardim Primavera, parte do Centro e parte da Gabiroba. A Creche Chapeuzinho Vermelho está na área de um desses focos. A equipe de saúde já tomou as providências necessárias, mas pede ajuda da população.
“Todo o bairro Vila Nova está com foco, uma parte do Centro, uma parte do Bairro Gabiroba e Jardim Primavera aos arredores da Creche Chapeuzinho Vermelho, o que é ainda mais preocupante. A prevenção é fácil, só não deixar água parada em vasos, piscinas sem tratamento, calhas entupidas, brinquedos jogados na rua, garrafas. Vamos nos preocupar e reservar um tempo por dia para verificar nossos terrenos e dentro das casas. Todos juntos vamos conseguir vencer. Nós recomendamos o uso de repelente para todas as pessoas e recomendamos em casos suspeitos, a pessoa procure a unidade de saúde imediatamente e que não faça uso de nenhum medicamento”, disse profissional de saúde de Rio do Oeste, em vídeo divulgado esta semana.
Em vídeo divulgado pela Secretaria de Saúde, foi informado ainda que seria iniciada uma ação de inspeção nas áreas de foco para eliminar os criadouros do mosquito.
Sintomas
Entre os sintomas da dengue, estão: Febre alta, Dor de cabeça intensa, Dores no corpo e articulações, Manchas vermelhas na pele, Cansaço e falta de apetite.