De acordo com a Secretaria de Saúde, a doença não foi contraída no município, e sim após viagem para Itapema. A paciente teria sido diagnosticada, em Rio do Sul.

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Ituporanga, através da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota a respeito de um caso de dengue registrado no bairro Santo Antônio. De acordo com informações repassadas para a imprensa, a paciente foi diagnosticada em Rio do Sul, após uma viagem ao município de Itapema, logo o caso não foi contraído no município.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que está monitorando o caso, mesmo que não tenha sido uma contaminação local. A Vigilância Epidemiológica também teria realizado uma varredura no bairro em questão, seguindo o protocolo de combate à doença.

“A Vigilância Epidemiológica segue intensificando os trabalhos de prevenção e fiscalização, por meio dos agentes de endemias, para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti e evitar a proliferação do mosquito”, diz nota.

Atualmente, os dados da Vigilância Epidemiológica de Ituporanga mostram que existem três casos importados e outros 17 suspeitos. Além disso 81 armadilhas estão sendo monitoradas, 15 delas em pontos estratégicos. Até o momento dois focos foram identificados.

Em nota, a prefeitura reforçou a orientação para cuidados com acúmulo de água e sintomas da doença. “Os cemitérios do município estão sendo monitorados quinzenalmente pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) . A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na eliminação de recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito da dengue. Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.”.