Vanildo Perini, de 66 anos, trabalha na agricultura desde a infância e atualmente produz tudo sem agrotóxicos para consumo próprio e o que não é consumido pela família é vendido para amigos.
Reportagem: Rafaela Correa/DAV
Não é de hoje que o uso de agrotóxicos nas plantações é um tema de grande debate na sociedade. Em Laurentino, o morador do bairro Baixo Amoado, Vanildo Perini, de 66 anos, decidiu produzir em sua propriedade quase todos os alimentos consumidos no dia a dia da família. Além disso, ele ainda faz safras de melancia e três variedades de tomate.
Vanildo explica que seu amor pela agricultura vem da infância, quando aprendeu com seu pai o trabalho diário de um sítio. “Trabalhei na agricultura desde criança com meu falecido pai, com quem aprendi muitas coisas. Como eu tenho sítio em Laurentino, tenho água, irrigação e tenho muito gosto pelo que eu faço. Como sou muito contra o uso de agrotóxico, eu cultivo tudo sem para o nosso consumo. Planto tomate, batatinha, batata-doce, aipim e aí a gente guarda, congela. O ano passado eu plantei 300 a 400 ramas de aipim, guardei o suficiente para o nosso consumo e vendi o restante para amigos e familiares.”, conta.
De acordo com Vanildo, além das hortaliças, que cultiva, as frutas também estão presentes na propriedade. Há uma variedade delas e tudo o que resta do consumo é vendido em forma de suco no caso da uva e geleias. “Eu tenho no meu terreno frutas também de dois a três pés por tipo de fruta. Tem abacate, ameixa, laranja, acerola, pêssego de quatro variedades, 30 pés de uva, pitanga, goiaba, tangerina, limão e maracujá, que tenho 30 pés para experimento e produziu muito bem. A gente não compra essas coisas e eu tenho muito gosto por isso, porque sei o que estou consumindo, o que os meus amigos estão consumindo, tudo sem agrotóxico”, destaca.
Sobre a fonte de renda principal da família, ele cita as safras de melancia e tomate. “A safra principal eu começo em agosto, planto melancia e nesse ano colhi 12 toneladas, por exemplo, além de duas variedades de tomate, sendo que uma delas é exclusiva minha, só eu que tenho, um produto diferenciado, muito saboroso, tomate pequeno média de 40 gramas por fruto, que eu cultivo desde a muda e tenho produtos biológicos feitos por mim mesmo. “, ressalta.
