De um hobby herdado da mãe, nasceu o Orquidário Zink Zink, de Presidente Getúlio, um negócio que floresce com planejamento, dedicação e inovação. Os irmãos Ronei e Dionei Zink transformaram uma paixão familiar em uma atividade econômica estruturada.

O orquidário teve início em 2021, quando Ronei Zink decidiu transformar o cultivo de orquídeas em um negócio, contando com o apoio do irmão Dionei Zink, que disponibilizou o espaço físico para a produção. Nos primeiros passos, os irmãos adquiriram diversas espécies, algumas, inclusive, premiadas e iniciaram a fecundação manual para a produção de sementes. Com foco no futuro, construíram seu próprio laboratório, onde realizam todo o processo: da semeadura ao desenvolvimento das plantas, além do cruzamento de espécies, que dá origem a orquídeas híbridas com flores de diferentes cores, formas e tamanhos. O ciclo completo é demorado e exige dedicação: em média, são necessários oito anos até que uma orquídea esteja pronta para florescer.

Atualmente aposentado, Ronei dedica-se com ainda mais intensidade ao orquidário. “Nossa meta é produzir orquídea, não vender flores. A gente cuida e prepara a planta para que ela suporte o clima atual. São orquídeas adaptadas, que duram anos. Então, quem gosta de orquídea, aqui é o lugar certo”, afirma.

Em 2025, quatro anos após a fundação do orquidário, os irmãos participaram do programa ALI Rural, promovido pelo Sebrae, que trouxe uma nova perspectiva para o negócio. Foram 12 encontros entre individuais e coletivos, com mentorias gratuitas na propriedade, voltadas à melhoria do marketing, das vendas e da gestão, por meio da implementação de soluções inovadoras. “Um irmão tinha o conhecimento, o outro o espaço físico. O ALI Rural ajudou a unir essas forças e transformar o cultivo em negócio. A troca de experiências foi incrível”, relembra Ronei.

A gestora de projetos do Sebrae, Ana Paula Rosenbrock, destaca o impacto positivo do programa: “O ALI Rural é uma grande oportunidade para quem quer crescer, inovar e melhorar a gestão no campo. Trabalhamos lado a lado com os produtores, ouvindo suas necessidades e construindo juntos soluções práticas.”

Os irmãos Zink integraram o ciclo atual do ALI Rural. Novas turmas serão formadas no segundo semestre, e as inscrições já estão abertas. Interessados devem procurar o Sebrae de Rio do Sul para mais informações ou se inscrever no link: https://forms.office.com/r/gajSv65cgv.