Em Rio do Sul, Secretaria de Saúde leva estrutura de atendimento para dentro das empresas.
Uma empresa de marketing do centro de Rio do Sul foi a primeira contemplada com a edição 2025 do programa Saúde do Trabalhador, ação da prefeitura de Rio do Sul que oferece suporte para diversas situações envolvendo a saúde e a qualidade de vida de funcionários dentro das empresas.
O objetivo é levar uma equipe da Secretaria de Saúde para visitar empresas de todo tipo de área de atuação, porte ou quantidade de funcionários, para coleta de exames e orientações, como palestras e ginástica laboral. No ano passado, o programa passou a ter orientações também de saúde mental.
O prefeito Manoel Arisoli Pereira e o secretário de Saúde, Cláudio Azevedo da Silva, realizaram a abertura do programa nesta terça-feira (4), entregando o certificado de participação para os responsáveis pela empresa participante. Somente em fevereiro, mais 16 locais serão visitados em Rio do Sul, já que a equipe do programa atua somente neste trabalho.
O programa é gratuito, aberto a todas as empresas, independente do porte ou setor. A inscrição e agendamento podem ser feitos na própria Secretaria de Saúde, pelo telefone 3531-1400.
Exames auxiliam no diagnóstico precoce de doenças
Criado em 2007, o programa Saúde do Trabalhador chega à maioridade em Rio do Sul provando ser uma forma interessante do funcionário realizar exames regulares e ser informado sobre seu estado de saúde, mesmo que não tenha tempo de visitar uma unidade por conta do trabalho diário.
“O resultado em 2024 foi significativo: dos quase 6,5 mil trabalhadores que passaram por exames, 52,5% apresentaram alguma alteração importante. 45% das pessoas apresentaram alteração no colesterol, e 7% foram diagnosticadas com pré-diabetes ou diabetes.
No ano passado, foi descoberta uma pessoa com início de câncer de mama e 13 mulheres com pré-disposição para câncer do colo do útero. 58 homens tiveram alterações em exames de PSA, que auxiliam na detecção do câncer de próstata.
Todo funcionário que realiza os exames e apresenta alterações é informado sobre sua condição. Dependendo da gravidade, recebe orientações sobre hábitos saudáveis ou é encaminhado para uma consulta, permitindo um diagnóstico mais preciso e, se necessário, o início do tratamento.