Valor intermediado pelo município junto ao governo do Estado vai servir para conclusão de 18 novos leitos
O governo de Santa Catarina liberou ao Hospital Samária, em Rio do Sul, R$ 1,6 milhão para continuar a ampliação de 18 leitos da área de clínica médica, garantindo maior capacidade de atendimento à comunidade. O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (26), em coletiva de imprensa no Hospital Samária, onde a direção deu detalhes sobre o andamento das obras.
O investimento foi possível graças a uma sequência de ações tanto da prefeitura de Rio do Sul, quanto da direção do hospital, que reunidos com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva e o governador Jorginho Mello, demonstraram a importância da colaboração para o projeto.
“Tivemos um trabalho muito específico em relação à continuidade das obras de ampliação do Hospital Samária, que tem papel muito significativo no atendimento da população de Rio do Sul e do Alto Vale como um todo”, disse o prefeito Manoel Arisoli Pereira.
Já o presidente do Conselho Diretor do Hospital Samária, Leopoldo Sell Junior, agradeceu a parceria da prefeitura e do governo do Estado para a vinda dos recursos e destacou a importância destes 18 novos leitos do hospital. Ele antecipou que a unidade em a intenção de construir ainda mais uma ala cirúrgica para a entidade.
Melhorias no acesso do Hospital Samária e parceria para a UPA 24h
Durante a entrevista coletiva, o prefeito Manoel Pereira anunciou que parte da rua Roberto Kock, no bairro Sumaré, onde está localizado o Hospital Samária, deve ser asfaltada. A novidade vem de um convênio entre a prefeitura e a Casan para recuperar ruas que foram bastante prejudicadas por intervenções da companhia de água e saneamento. O convênio prevê investimentos em outras vias do município ainda a serem anunciadas.
O projeto, que deve envolver a retirada das lajotas existentes e ajustes na rede de drenagem, deve ser feito pela equipe da Secretaria de Infraestrutura. Mas o prefeito garantiu que o acesso da comunidade às instalações do hospital terá ainda mais conforto no futuro.
Manoel também reforçou o agradecimento à direção do Hospital Samária pela parceria em ceder um espaço para o atendimento provisório da UPA 24h. Com a sede em reforma no bairro Canta Galo, a comunidade pode utilizar os serviços da UPA em uma ala lateral do Hospital Samária, sem custos ao município. Em média, são realizados entre 100 e 150 atendimentos no espaço. A reforma da unidade no Canta Galo está prevista para ser concluída até agosto.