Dados são de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), medido nacionalmente por meio de 57 indicadores
Rio do Sul ocupa a 14ª colocação entre os municípios de Santa Catarina e a 200ª no Brasil, entre os 5.570 avaliados no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025. O ranking avalia exclusivamente a qualidade de vida da população, com base em indicadores sociais e ambientais.
A análise é feita com base em 57 indicadores, organizados em três grandes dimensões. A primeira, Necessidades Humanas Básicas, avalia o acesso da população a moradia adequada, saneamento, saúde básica e segurança.
A segunda, Fundamentos do Bem-estar, examina elementos como educação básica, saúde geral, acesso à informação e meio ambiente saudável. Por fim, a dimensão Oportunidades investiga as condições que os indivíduos têm para alcançar seu potencial, como acesso à educação superior, inclusão e participação social e garantia de direitos individuais.
Entre os destaques de Rio do Sul estão os componentes de moradia e acesso ao conhecimento básico, com pontuações superiores à média nacional. A cidade também apresenta bom desempenho em segurança pessoal e saúde e bem-estar. O número de pessoas empregadas com ensino superior, especialmente mulheres, também é destaque no município, com indicadores acima da média nacional.
O IPS é uma metodologia internacionalmente reconhecida, criada pela organização Social Progress Imperative, que atua em mais de 170 países. No Brasil, o índice é aplicado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com apoio de universidades e organizações sociais.
O painel completo de Rio do Sul: https://ipsbrasil.org.br/pt/explore/scorecard/4214805