Proposta é promover capacitação e treinamento para mais eficiência em situações reais de emergência

Rio do Sul está entre as cidades que vão participar do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil marcado para o domingo, dia 18 de maio. A ação tem como objetivo preparar os municípios para agir com mais eficiência em situações reais de emergência.

A participação será na modalidade conhecida como “Simulado de Mesa”, ou seja, sem ações em campo e sem envolvimento direto da população. A proposta é oferecer aos integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), especialmente aos representantes do executivo municipal, um momento de reflexão e preparação sobre as ações que seriam adotadas diante de um desastre.

Durante o exercício, que ocorre das 8h às 17h, cada secretaria municipal irá simular suas ações, revisar documentos, identificar dificuldades e aperfeiçoar procedimentos, com o objetivo de estruturar um plano de contingência interno, alinhado ao Plano Municipal de Contingência já existente. O cenário escolhido para o simulado será uma enchente fictícia no bairro Canoas, com ativação simbólica de abrigo e pontos de apoio.

A partir das 8h, será instalado o Gabinete de Crise e ativado o GRAC, em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Durante o dia, serão feitas atualizações horárias em ambiente interno de trabalho. A Defesa Civil reforça que trata-se de um simulado, e que não serão gerados boletins ou compartilhamento de informações para evitar interpretações equivocadas por parte da população.

O evento também contará com transmissões on-line promovidas pela Defesa Civil Estadual, incluindo uma mensagem de abertura prevista para as 9h, com participação do secretário estadual Mário Hildebrandt.

A Defesa Civil de Rio do Sul reforça que não há motivo para preocupação. O exercício tem caráter exclusivamente preventivo e técnico, e é fundamental para melhorar a capacidade de resposta da gestão municipal em momentos de crise.