De acordo com a gestora de projetos do Sebrae, Fernanda Becker, a Semana do MEI é uma grande oportunidade para quem deseja colocar a empresa em dia e ainda receber orientação especializada.

Começou nesta segunda-feira (26), a Semana do MEI promovida pelo Sebrae em parceria com as Salas do Empreendedor de diversas cidades do Alto Vale. A iniciativa oferece, de forma gratuita, atendimento para regularização do MEI, formalização de novos negócios, entrega da declaração anual, além de consultorias e capacitações práticas nas áreas de marketing, finanças, vitrine e gestão de pessoas.

As ações acontecem em municípios como Lontras, Rio do Campo, Rio do Sul, Presidente Getúlio, Ibirama, Salete, Taió, Pouso Redondo, Trombudo Central, Aurora, Ituporanga, Vidal Ramos e Braço do Trombudo. De acordo com a gestora de projetos do Sebrae, Fernanda Becker, a Semana do MEI é uma grande oportunidade para quem deseja colocar a empresa em dia e ainda receber orientação especializada. “Além da entrega da declaração anual e formalização, teremos oficinas e consultorias individuais em diversas áreas. Tudo de forma gratuita, por meio das Salas do Empreendedor que aderiram à ação”, destaca.

Em Laurentino, por exemplo, a programação contempla consultorias com cooperativa de crédito, regularização de débitos, capacitações sobre emissão de nota fiscal e educação financeira. Também estão previstas a consultoria Mais lucro, menos estresse, voltada à gestão das finanças pessoais e empresariais, além de uma palestra sobre vendas no WhatsApp e Instagram. Para a agente de desenvolvimento local, Elaine Luckmann, a Semana do MEI é uma ferramenta que aproxima o empreendedor dos serviços essenciais. “É a chance de tirar dúvidas, buscar apoio técnico e se preparar melhor para os desafios de empreender”, reforça.

Já em Rio do Campo, as atividades incluem consultorias sobre precificação, crédito, finanças e apoio na inscrição para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O encerramento será com a II Feira de Oportunidades, no sábado, dia 31 de maio, das 7h às 12h, no Parque da Antiga Rodoviária. A feira é aberta a MEIs, produtores rurais, artesãos e entidades locais que poderão expor gratuitamente seus produtos e serviços. “Teremos uma semana intensa e encerramos com um momento especial de valorização dos negócios locais. É a chance de mostrar seu trabalho, conquistar novos clientes e fortalecer sua rede de contatos”, destaca a agente de desenvolvimento local, Nesele Riede.

Em Rio do Sul, as atividades ocorrem na Casa do Empreendedor com consultorias agendadas pelo WhatsApp (47) 3300-1114. Haverá orientação em finanças, fluxo de caixa e uma palestra presencial na CDL sobre vendas pelo WhatsApp e Instagram, no dia 28. A ação é promovida pelo Sebrae e pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio de entidades como FIESC, ACIRS, CDL e AMPE.

A gerente regional do Sebrae, Ionita Lunelli, reforça que a mobilização é uma forma de estar ainda mais perto do pequeno empreendedor. “O MEI representa uma grande parcela da nossa economia local. Com essa programação, buscamos apoiar esse público com conhecimento prático e atendimento de qualidade, contribuindo para que cresçam com mais segurança e planejamento”, completa.

A Semana do MEI é uma mobilização nacional. No Alto Vale, ganha força com a parceria entre Sebrae e as administrações municipais, que promovem e fortalecem os pequenos negócios na região.